O HAJIME foi idealizado e criado por Renato Sette
com o intuito de compartilhar informações da Liga Pernambucana de Judô e de seus Associados e assim, aproximar todos para fazermos um Judô próximo do que foi idealizado por Jigoro Kano. Todos estão convidados para participar e colaborar com o HAJIME, seja enviando fotos, artigos, causos, etc. Vamos fazer do Hajime um entretenimento entre nossas associações. Esperamos que se divirtam!
- Diz ai Presidente... -
- O XXI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô está
batendo na porta. Quais são suas expectativas para
esse evento tão importante para nosso estado?
“ As Expectativas são boas. Existe um bom número de atletas inscritos, creio que cerca de 700 atletas. Não será na Arena Pernambuco, como aconteceu em 2017, mas eu acredito que será uma festa tão bela quanto, pois não faltou dedicação de todos nós da Diretoria, pais de atletas e atletas para se inscreverem em massa e colaborarem para que esse evento ocorra nos dias 24 e 25 de novembro no SESC de Santo Amaro”
- XXI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô -
Tudo pronto para a realização no SESC de Santo Amaro. Estrategicamente escolhido pela LNJ, após uma visita técnica, o SESC de Santo Amaro, localizado no bairro de mesmo nome, se credenciou para receber esse evento, principalmente, após a realização da COPA SESC. Com o apoio do Governo do Estado De Pernambuco, será um evento inesquecível. Mais de 700 atletas competindo, Ligas de todo o Brasil, Tatames olímpicos. Serão 4 áreas de lutas intensas. O Secretário de Esportes de Pernambuco e também Judoca Luciano Leonidio – Faixa Preta 2º DAN estará presente ao evento e será homenageado com o troféu Shihan Diógenes Moraes.
- Arbitragem -
Mostrando um padrão de organização com excelência, os árbitros que irão trabalhar no XXI Campeonato Brasileiro de Ligas de Judô, já foram escalados e são eles:
Coordenadores de Arbitragem:
– José Carlos Palmeira: Diretor Nacional;
– Erivaldo Moraes Junior: Consultor Nacional;
– Pedro Igor Machado: Diretor Regional (Nordeste).
Área A
Coordenador de Área: Yvison Noberto
Árbitros:
– Marcelo Max
– Roberto Mendes
– Naira Gabriely
– José Chalys
Área B
Coordenador de Área: Jonatha Brandão
Árbitros:
– Renan Barroso
– Fábio Jovelino
– Cynthia Albuquerque
– Clovis Chalegre Jr
Área C
Coordenador de Área: James Brandão
Árbitros:
– Carlos Henrique
– Ely Azevedo
– Arthur Aguiar
– Deiwison Santos
Área D
Coordenador de Área: Cleiton Pereira
Árbitros:
– Joab Nascimento
– Renato Sette
– Sygrid Roberto
- Calendário -
No dia 21/10/2023, foi realizado o módulo de PRIMEIROS SOCORROS, URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS ministrado pelo Sensei Leonardo de Paiva – 3ºDan (Sandan) na UNATE – Universidade Aberta do Terapeuta em Aldeia Camaragibe
No dia 18/11/2023 no Dojo Professor Dr Marco Aurélio Lauriano de Oliveira, aconteceu o Pré Exame para os postulantes a Faixa Preta e Graus Superiores. Um Dojo bem localizado e bem estruturado. Foi um dia inteiro de apresentações, onde os candidatos foram avaliados e orientados para as devidas correções. Estava na comissão avaliando os candidatos:
– Shihan Carlson Moraes
– Shihan Sérgio Carvalho
-Sensei Erivaldo Moraes
– Sensei Eduardo Valença
– Sensei Haroldo Almeida
– Sensei Igor Machado
Também contamos com a presença do Sensei Denis Foster e seus alunos do curso de graduação em Educação Física.
- Competições internas dos Associados -
Já em ritmo de preparação para o XXI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro no SESC de Santo Amaro, algumas Associação realizaram campeonatos internos e convidaram outras Associações para participar. Temos registros da Associação Vitor Barros, da Academia Carlson Moraes e Serra Talhada representada pela Copa CIC de Judo.
- Literatura -
O livro ‘PIONEIROS DO JUDÔ NO BRASIL’ conta a história de Chiaki Ishii que trouxe e ajudou a desenvolver o judô no Brasil.
O judoca Ishii é japonês, naturalizado brasileiro e obteve as primeiras medalhas em mundiais e Olímpiadas para o Brasil.
Na obra estão também retratados perfis lendários para os amantes do Judô, como Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Massao Shinohara e tantos outros mais.
- Família LIPEJU -
E a família LIPEJU está crescendo. No dia 29/09/2023 nasceu o judoquinha Davi Souza, filho de nosso Sensei e Vice Presidente da LIPEJU Deyvison Andrade de Souza. Desejamos muita saúde e prosperidade a esse novo judoca.
E está no “forno” bem pertinho de Nascer o judoquinha Heitor, filho de nossa sensei Catarine, Diretora de Marketing da LIPEJU e do sensei Yvison. A previsão da chega de Heito é 06/01/2024, mas parece que ele vai dar um ippon e finalizar a luta antes do tempo regulamentar. Que venha com muita saúde e com as bênçãos de Deus.
- Você sabia?-
JU NO KATA
Idealizado por volta de 1887.
Desenvolvido com movimentos lentos e suaves para aprender o princípio de conquistar a força e a rigidez com a suavidade e gentileza.
As técnicas recebem o nome da ação do uke.
Pode ser praticado em qualquer ambiente, pois não tem projeção, nem contato do corpo com o solo e não há necessidade do uso do judogi, por não haver o KUMI KATA (pegada).
Utiliza de técnicas de ATEMI (ataque ao corpo).
Composto de 3 grupos de 5 técnicas.
Grupos sem nome, sem características específicas.
- DAI IKKYO (1ª série)
- Tsuki dashi
- Kata oshi
- Ryote dori
- Kata mawashi
- Ago oshi
2. DAI NIKYO (2ª série)
- Kiri oroshi
- Ryokata oshi
- Naname uchi
- Katate dori
- Katate age
3. DAI SANKYO (3ª série)
- Obi tori
- Mune oshi
- Tsuri age
- Uchi oroshi
- Ryogan tsuki
Saudação em RITSU REI apenas e tori a esquerda da banca.
- Sorria! -
Quem quiser contribuir com materiais, sugestões, fotos antigas etc, podem enviar para o e-mail:
senseirenatosette@gmail.com